Governo japonês planeja criar agência de controle de doenças infecciosas
Segundo a NHK, o governo do Japão planeja criar uma agência de controle de doenças infecciosas sob a responsabilidade da Secretaria do Gabinete.
O governo espera compilar medidas drásticas contra doenças infecciosas, recebendo propostas nesta quarta-feira (15), de um painel de especialistas que estudam medidas anti-coronavírus.
A minuta do plano do governo diz que a nova agência será um órgão unificado, responsável por medidas para combater as doenças infecciosas.
Atualmente, a Secretaria do Gabinete, o Ministério da Saúde e outros têm papéis separados.
A minuta também exige a integração do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que realiza pesquisas básicas, e do Centro Nacional de Saúde e Medicina Global, que providencia a medicina clínica.
O novo instituto seria uma versão japonesa dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças – CDC dos EUA.
O governo também planeja criar uma força-tarefa de doenças infecciosas para aumentar a capacidade de resposta no Ministério da Saúde. A força-tarefa deverá cooperar com o novo instituto e os municípios.
A minuta também pede um estudo sobre como dar aos governadores das províncias o poder de emitir instruções e ordens aos hospitais para garantir leitos quando doenças infecciosas estiverem se espalhando.
O governo deve decidir oficialmente sobre o plano esta semana.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm