Forças russas prontas para tomar Luhansk
Há 100 dias os combatentes da Ucrânia tentam repelir a invasão russa. Entretanto, eles podem estar prestes a perder seu último reduto na região leste de Luhansk. Eles também dizem que as forças russas ainda estão realizando ataques contra alvos civis.
O governador de Luhansk disse que um ataque aéreo a uma fábrica química danificou um tanque de ácido nítrico. Ele diz que a fábrica não é um alvo militar e que cerca de 800 civis estão se escondendo em abrigos anti-bombas nas proximidades. O vídeo mostra uma grande coluna de fumaça subindo da fábrica. Soldados podem ser ouvidos especulando que podem ser produtos químicos tóxicos.
Autoridades de defesa britânicas dizem que a Rússia está prestes a assumir o controle da região. Eles dizem que as tropas já controlam mais de 90% de Luhansk e que assumirão o resto nas próximas duas semanas.
No entanto, analistas nos EUA dizem que os russos estão sofrendo grandes perdas na cidade de Severodonetsk e arredores. Eles dizem que é improvável que as tropas possam tomar muito território na vizinha região de Donetsk.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy marcou o centésimo dia da invasão. Ele e sua equipe apareceram em um vídeo que faz eco a um que eles divulgaram no dia seguinte ao início da invasão, em fevereiro.
No vídeo, Zelenskyy diz que eles estão defendendo a Ucrânia há 100 dias e que a vitória será deles.
Um porta-voz do Kremlin disse que as forças russas já alcançaram muitos de seus objetivos em Luhansk e Donetsk, e que a operação militar continuará até que todos os seus objetivos tenham sido alcançados.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am