EUA lançam novo mecanismo para ajudar as nações das Ilhas do Pacífico
Os Estados Unidos dizem ter lançado um novo mecanismo informal para apoiar a região das Ilhas do Pacífico junto com quatro parceiros, incluindo o Japão.
A Casa Branca disse, nesta sexta-feira (24), que a Austrália, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA trabalharão juntos nos desafios urgentes que os países das Ilhas do Pacífico enfrentam.
Isso ocorre após uma consulta de dois dias em Washington entre funcionários de alto nível dos parceiros e representantes da região do Pacífico.
Os EUA disseram que o mecanismo será liderado e orientado pelas Ilhas do Pacífico em todas as etapas, através da coordenação com suas instituições, particularmente o Fórum das Ilhas do Pacífico.
Os esforços serão concentrados nos desafios mais urgentes para a região, tais como a crise climática, a segurança marítima, a saúde e a educação.
Os EUA planejam, ainda este ano, convidar os ministros das Relações Exteriores de seus parceiros para analisar o progresso.
A iniciativa dos EUA é vista como uma tentativa de contrariar a rápida expansão da presença da China na região, já que Pequim assinou um acordo de segurança com as Ilhas Salomão, em abril.
O Presidente Joe Biden descreveu a China como o “concorrente mais sério dos Estados Unidos”.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am