Colômbia deverá ter o primeiro presidente comunista e ex-terrorista
Vários veículos de mídia na Colômbia estão relatando que Gustavo Petro, ex-membro de um grupo terrorista de esquerda, é provável que se torne o próximo presidente do país. Um segundo turno das eleições presidenciais foi realizado no domingo (19).
As autoridades eleitorais colombianas disseram, no final do domingo, que com 99% dos votos contados, Petro tinha 50,4%. Petro é ex-prefeito da capital Bogotá.
O candidato independente, Rodolfo Hernandez, um homem de negócios, havia conquistado 47,2% dos votos.
Os pontos centrais da eleição foram o combate às disparidades econômicas que se ampliaram em meio à pandemia do coronavírus chinês, e a melhoria das medidas de segurança.
Petro ganhou apoio, principalmente, entre os pobres através de seus apelos para enfrentar a desigualdade econômica, aumentando os impostos sobre os ricos e revendo os acordos de livre comércio. Ele também diz que promoverá a paz através do diálogo com os grupos terroristas.
A Colômbia tem sido liderada há muito tempo por governos de direita.
Os observadores dizem que a formação do primeiro governo de esquerda poderia sinalizar uma mudança da política pró-EUA de Bogotá e provavelmente afetará a diplomacia dos EUA na América Central e do Sul.
- EUA apresentarão proposta de cessar-fogo na guerra Rússia-Ucrânia - 7 de fevereiro de 2025 4:57 am
- Rubio anuncia não comparecimento na reunião de ministros do G20 - 7 de fevereiro de 2025 4:33 am
- Hamas e Arábia Saudita rejeitam proposta de Trump sobre Gaza - 7 de fevereiro de 2025 4:22 am