Aliança de Macron perde maioria no parlamento francês
A aliança política do presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu um grande revés no último turno das eleições parlamentares e perdeu sua maioria na Assembléia Nacional.
O segundo turno de domingo (19), seguiu o primeiro turno de votação da semana passada para selecionar os 577 membros da Assembléia Nacional.
O Ministério do Interior francês informa que o partido de Macron e seus parceiros de coalizão conseguiram 245 assentos, contra 345 antes das eleições.
Uma coalizão, principalmente de esquerdistas, se tornou a principal força de oposição com 131 assentos.
O partido de direita liderado por Marine Le Pen, que perdeu para Macron nas eleições presidenciais de abril, ganhou 89 assentos – um aumento significativo de seis.
Espera-se que os resultados das eleições tornem mais difícil para Macron implementar sua agenda durante os próximos cinco anos.
Sua coalizão governista precisará da cooperação da oposição para aprovar a legislação.
A eleição parlamentar ocorreu em meio às crescentes críticas da coalizão governista sobre o aumento dos preços das necessidades diárias, incluindo o combustível.
Os partidos da oposição propuseram medidas para reduzir os custos dos combustíveis e baixar os impostos, obtendo o apoio dos eleitores rurais de baixa renda.
A primeira-ministra, Elisabeth Borne, disse aos repórteres que a situação, sem precedentes, representa um risco para a França em um momento em que ela está enfrentando desafios nacionais e internacionais.
Ela indicou que a aliança de Macron buscará o apoio de alguns legisladores da oposição.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am