Turquia resiste à adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN
A Turquia apresenta reservas sobre a perspectiva da entrada da Finlândia e da Suécia nas Organizações do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN.
Os ministros das Relações Exteriores da aliança estão reunidos neste sábado (14) e no domingo (15), em Berlim.
Os ministros das Relações Exteriores finlandês e sueco também participaram das conversações no sábado (14). A Finlândia deixou claro que quer aderir à aliança e a Suécia também está considerando aderir.
O Secretário-Geral Adjunto da OTAN, Mircea Geoana, disse que os dois ministros informaram os membros da aliança sobre sua situação de segurança nacional e sobre a possível adesão à OTAN.
Os ministros tchecos e noruegueses das Relações Exteriores disseram aos repórteres, antes da reunião, que seus países apóiam a entrada da Finlândia e da Suécia na OTAN.
Mas o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, destacou que a maioria do povo de seu país se opõe à adesão da Finlândia e da Suécia, que ele diz apoiar organizações terroristas. Ele estava se referindo ao apoio deles aos grupos militantes curdos que a Turquia designou como organizações terroristas.
Cavusoglu, no entanto, está disposto a discutir o assunto com seus homólogos.
Para aderir à OTAN, é necessário o apoio unânime dos membros. O ministro finlandês das Relações Exteriores, Pekka Haavisto, expressou confiança no sucesso da candidatura de seu país à adesão, mas enfatizou a importância da boa comunicação, uma vez que qualquer membro pode bloquear a entrada de novos membros.
- Serviço Postal dos EUA suspende pacotes da China e Hong Kong - 7 de fevereiro de 2025 3:54 am
- Lucro da Toyota cai com queda nas vendas no Japão - 7 de fevereiro de 2025 3:40 am
- China pede diálogo com os EUA após tarifas adicionais - 7 de fevereiro de 2025 3:35 am