-0.7 C
Kóka
quinta-feira, 6 fevereiro, 2025 1:44: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Putin acusa OTAN pela invasão russa da Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, fez um discurso desafiador diante de mais de 10.000 soldados em um desfile militar em Moscou. Putin defendeu a invasão de seu país na Ucrânia e culpou a OTAN pela guerra.

Putin acusa OTAN pela invasão russa da Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, fez um discurso desafiador diante de mais de 10.000 soldados em um desfile militar em Moscou. Putin defendeu a invasão de seu país na Ucrânia e culpou a OTAN pela guerra.

Putin disse: “Vimos centenas de consultores militares estrangeiros se envolverem e os países da OTAN fornecerem regularmente as armas mais atualizadas”. Isso estava aumentando a ameaça dia a dia. A Rússia reagiu de forma preemptiva contra a agressão. Foi uma decisão necessária e oportuna”.

Putin falou em uma cerimônia do “Dia da Vitória” para comemorar a conquista da União Soviética sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Havia especulações de que ele declararia que a Rússia estava em guerra, mas não o fez. Moscou classificou sua invasão da Ucrânia como uma “operação militar especial”.

Putin alegou que várias propostas de segurança que fez aos países da OTAN em dezembro foram rejeitadas.

Ele disse que a OTAN estava preparando o que chamou de “operação punitiva” na região de Donbas. Ele disse que isto representava uma ameaça inaceitável para a Rússia ao longo de sua fronteira. Putin insistiu que um confronto com o que ele chamou de “Neo Nazistas” era inevitável. Ele culpou os Estados Unidos e seus aliados por instigar o conflito.

Antes do discurso de Putin, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, lançou seu próprio clamor de protesto.

Zelenskyy disse: “No Dia da Vitória sobre o Nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. Não há invasor que possa governar sobre nosso povo livre. E em breve haverá dois Dias de Vitória na Ucrânia”.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia criticou o discurso de Putin em uma entrevista online com a NHK.

Dmytro Kuleba disse: “Ele vive em seu próprio mundo, no qual está lutando contra o nazismo como Stalin fez nos anos 40. Mas tudo isso é inventado. Não corresponde à sua própria visão, não corresponde à realidade porque não há neonazismo na Ucrânia”.

Kuleba disse que, se a Rússia vencer, ela poderá incentivar aqueles que querem reescrever a história e os mapas do mundo.

Alguns ucranianos evacuados no Japão assistiram ao discurso de Putin com indignação.

Inna Chuienko disse: “Estou com tanta raiva porque ele é um mentiroso”.

Chuienko vive perto de Tóquio com sua mãe e dois filhos. Ela quer que a violência acabe.

Ela disse: “Precisa parar de matar pessoas, civis e soldados também. Idosos e crianças, acho que elas não precisam morrer”.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img