Primeira-ministra finlandesa chegará ao Japão nesta terça-feira (10)
A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, deve chegar ao Japão nesta terça-feira (10), em sua primeira visita ao país. Ela está agendada para se encontrar com o primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, na quarta-feira (11).
A Finlândia está considerando aderir à OTAN em resposta à invasão russa da Ucrânia. Kishida e Marin devem discutir as respostas de seus países a Moscou.
A Finlândia compartilha uma fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia. A nação nórdica manteve a neutralidade militar durante a Guerra Fria e permanece neutra agora.
Mas a invasão da Ucrânia aumentou a preocupação na Finlândia com a ameaça da Rússia.
A emissora pública finlandesa informa que a última pesquisa de opinião mostra que 76% dos entrevistados apoiam a adesão à OTAN, um aumento de 14 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em março. Apenas 12% se opõem a ela.
A mídia local informa que se espera que o país se candidate oficialmente à adesão à OTAN junto com a Suécia, outro país nórdico.
A Rússia reagiu com veemência a essa decisão. Recentemente, aeronaves militares russas invadiram, repetidamente, o espaço aéreo finlandês. Teme-se que Moscou possa tomar algum tipo de ação militar antes da adesão da Finlândia à OTAN.
Marin espera trocar opiniões com Kishida sobre como responder a Moscou e apoiar a Ucrânia.
Marin também se reunirá com líderes empresariais e estudantes universitários durante sua estadia de três dias no Japão.
- Polícia tailandesa detém dois japoneses suspeitos de golpe - 12 de março de 2025 12:13 pm
- Macron pede plano de segurança para garantir paz na Ucrânia - 12 de março de 2025 11:44 am
- Trump pode reverter tarifa de 50% sobre metais canadenses - 12 de março de 2025 11:39 am