Possível aprovação de membros para Finlândia e Suécia, diz OTAN
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, sugeriu a possibilidade de obter a aprovação de todos os 30 Estados membros da aliança militar para os pedidos de adesão apresentados pela Finlândia e pela Suécia.
Ele também disse que quer acelerar o processo de ratificação para os dois países.
Os ministros das Relações Exteriores da OTAN encerraram sua reunião de dois dias em Berlim, Alemanha, neste domingo (15). Eles discutiram as intenções da Finlândia e da Suécia de aderir à aliança ocidental, em meio à invasão russa da Ucrânia.
Stoltenberg disse mais tarde aos repórteres que se a Finlândia e a Suécia se aplicarem e aderirem à OTAN, esse será um momento histórico para a Europa.
Ele acrescentou que isso contribuirá para fortalecer os dois países e a OTAN, e também para melhorar a estabilidade em toda a região.
Entretanto, a Turquia expressou reservas sobre a perspectiva de adesão dos dois países nórdicos à aliança.
O Ministro das Relações Exteriores turco Mevlut Cavusoglu disse aos repórteres após a reunião que a Finlândia e a Suécia precisam parar de apoiar organizações terroristas.
Ele sugeriu que essa é uma exigência da aliança. Ele estava se referindo ao apoio deles aos grupos militantes curdos que a Turquia designou como organizações terroristas.
Stoltenberg disse aos repórteres que a OTAN continuará negociando com a Turquia. Ele disse que a Turquia deixou claro que sua intenção não é bloquear a adesão.
Ele observou que ele está confiante de que eles serão capazes de abordar as preocupações que a Turquia expressou de forma a não atrasar a adesão ou o processo de adesão.
Enquanto a Finlândia se prepara para buscar a adesão à OTAN, Stoltenberg também disse que a aliança está acompanhando de perto o comportamento da Rússia ao longo das fronteiras nas proximidades do território da OTAN.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am