Okinawa celebra o 50º aniversário de seu retorno ao Japão
Okinawa marca o 50º aniversário de seu retorno ao Japão, neste domínio (15), do domínio americano.
As cerimônias comemorativas estão programadas para a tarde simultaneamente pela prefeitura e pelo governo central em dois locais em Okinawa e Tóquio, respectivamente.
A prefeitura do sul ainda enfrenta muitos desafios após a reversão, variando de questões de bases militares a disparidades econômicas.
A Batalha de Okinawa foi uma das mais ferozes lutas terrestres durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em 1945. As ilhas de Okinawa estiveram sob o controle dos EUA durante 27 anos após a guerra.
A maioria das instalações militares dos EUA no Japão está concentrada em Okinawa. A área ocupada por essas instalações caiu para dois terços do que havia antes da reversão, mas Okinawa ainda abriga cerca de 70% de todas essas instalações. A prefeitura representa apenas cerca de 0,6% da área total de terra do país.
A província sofre com uma série de incidentes, acidentes e ruídos decorrentes das bases.
O governo central e a prefeitura permanecem em desacordo com a mudança planejada, dentro de Okinawa, da estação aérea americana d Futenma, da cidade de Ginowan para o distrito menos populoso de Henoko, na cidade de Nago.
Na frente econômica, a receita turística de Okinawa quase dobrou durante os 10 anos até 2019 devido ao rápido crescimento de sua indústria turística.
A taxa de desemprego da prefeitura melhorou drasticamente. Costumava ser de cerca do dobro da média nacional. A taxa caiu agora para 2,7%, diminuindo a diferença em relação à média nacional de 2,4%.
Mas a disparidade de renda continua alta em Okinawa. A renda média per capita da prefeitura era de cerca de 2,4 milhões de ienes, ou cerca de 18.500 dólares, até ano fiscal de 2018. Isso representa apenas cerca de 75% da média nacional.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am