Líderes da Finlândia confirmam a intenção de se candidatar à adesão à OTAN
O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin, confirmaram oficialmente que o país se candidatará à adesão à OTAN.
Os líderes fizeram o anúncio em uma conferência de imprensa em Helsinque neste domingo (15), três dias depois de terem dito, em uma declaração, que a Finlândia deve se candidatar à adesão à OTAN sem demora.
Niinisto disse: “Este é um dia histórico”. Ele acrescentou que ser membro da aliança irá “maximizar” a segurança da Finlândia.
Marin expressou sua gratidão aos membros da OTAN e a outras nações por apoiarem a iniciativa da Finlândia.
A Finlândia compartilha uma fronteira de cerca de 1.300 quilômetros com a Rússia. Ela tem mantido o não-alinhamento militar.
O governo finlandês divulgou o projeto de um relatório sobre a adesão à OTAN no domingo (15). O relatório diz: “Após a invasão russa da Ucrânia, ocorreu uma mudança fundamental no ambiente de segurança e operação da Finlândia e da Europa”.
O parlamento iniciará as discussões com base no relatório na segunda-feira (16). A maioria dos legisladores parece certa em aprovar o pedido.
Marin expressou sua crença de que o parlamento discutirá a decisão “histórica” do governo de forma responsável.
Ela enfatizou que a Finlândia espera se candidatar com a vizinha Suécia, que também deve decidir sobre o pedido de adesão à OTAN num futuro próximo.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am