Forças ucranianas rechaçam as tropas russas na região de Kharkiv
As forças ucranianas repeliram as tropas russas na região de Kharkiv, enquanto as batalhas ferozes continuam no leste da Ucrânia.
O Ministério da Defesa russo disse no sábado (14), que as forças russas realizaram ataques com mísseis contra alvos na região oriental de Donetsk, incluindo cinco postos de comando ucranianos e dois depósitos de munição.
O ministério também disse que as tropas russas destruíram 13 drones ucranianos na área de Kharkiv e atacaram alvos na região sul de Kherson.
Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse em um discurso em vídeo na sexta-feira (13), que as forças ucranianas retomaram mais de 1.000 assentamentos até agora, seis na região de Kharkiv nas 24 horas anteriores.
Um grupo de reflexão norte-americano, o Instituto para o Estudo da Guerra, disse em um relatório na sexta-feira (13) que: “O exército russo, provavelmente, decidiu retirar-se completamente de suas posições em torno da cidade de Kharkiv, diante dos contra-ofensivos ucranianos e da disponibilidade limitada de reforços”.
Dizia: “Assim, a Ucrânia parece ter vencido a Batalha de Kharkiv”.
Um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA disse que os ucranianos atacaram as forças russas tentando uma travessia de rio na região oriental de Donbas e bloquearam seu avanço.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am