Enviados do Japão, EUA e Coréia do Sul para se reunirem em 3 de junho para discutir a Coréia do Norte
Diplomatas seniores do Japão, dos Estados Unidos e da Coréia do Sul vão se reunir em Seul na próxima sexta-feira (3), para discutir os repetidos lançamentos de mísseis balísticos da Coréia do Norte.
O Japão será representado por Funakoshi Takehiro, que chefia o Escritório de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores. Ele será acompanhado pelo Representante Especial dos EUA para a Coréia do Norte Sung Kim, e pelo Representante Especial da Coréia do Sul para assuntos de paz e segurança da Península Coreana Kim Gunn.
Espera-se que as autoridades compartilhem suas últimas avaliações sobre os movimentos da Coréia do Norte após o lançamento dos mísseis e informem que o país pode estar planejando outro teste nuclear.
As autoridades também devem discutir sua resposta às questões nucleares e de mísseis e formas de reforçar a dissuasão regional, inclusive através da cooperação de segurança.
Outro tópico provável é o surto de coronavírus chinês na Coréia do Norte. O país tem relatado um grande número dos chamados casos de “febre”, que se pensa serem causados pelo vírus.
As conversações seriam a primeira reunião presencial dos enviados dos três países encarregados dos assuntos norte-coreanos desde a posse do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, no início deste mês.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am