Câmara Baixa do Japão pesquisará a igualdade de gênero na Dieta
A Câmara dos Deputados do Japão planeja elaborar uma pesquisa sobre a participação das mulheres na política, uma vez que o país está, em grande parte, atrasado na representação feminina nos parlamentos nacionais.
No Japão, as legisladoras representam apenas 9,7% de todas as mulheres eleitas do ano passado para a Câmara dos Deputados.
Uma pesquisa da União Interparlamentar mostra que, até 1º de abril, o Japão estava em 166º lugar entre 188 países pesquisados em termos da proporção de mulheres nas câmaras inferiores ou nas câmaras individuais do parlamento.
A Câmara dos Deputados japonesa decidiu questionar todos os parlamentares e partidos políticos sobre as medidas que tomaram para promover a participação feminina na política.
O questionário, de 58 itens, inclui perguntas sobre se elas acham que o número de mulheres legisladoras na Dieta japonesa é satisfatório, se elas acham que uma iniciativa é necessária para assegurar um certo número de mulheres legisladoras, e se elas acham que as legisladoras precisam tirar licenças maternidade para cuidar dos filhos.
Também pergunta aos partidos políticos se suas plataformas valorizam a igualdade de gênero e se acham que a proporção de mulheres executivas em seus partidos é suficiente.
A Câmara pretende apresentar os resultados da pesquisa anônima durante a atual sessão da Dieta.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am