0.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 4:31: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy: Rússia lançou uma ofensiva em larga escala

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que as forças russas lançaram uma ofensiva em larga escala, em um esforço para assumir a parte oriental do país.

Zelenskyy: Rússia lançou uma ofensiva em larga escala

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que as forças russas lançaram uma ofensiva em larga escala, em um esforço para assumir a parte oriental do país.

Zelenskyy disse: “Já podemos dizer que as tropas russas iniciaram a batalha por Donbas, para a qual se preparam há muito tempo. Uma parte significativa de todo o exército russo está, agora, concentrada nesta ofensiva”.

O presidente também disse que qualquer outro ataque contra civis ucranianos poria um fim às conversações de paz.

O secretário de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA disse que os russos continuam a trazer pessoal e equipamento para a região de Donbas, na Ucrânia, antes da ofensiva.

O Secretário de Imprensa do Pentágono, John Kirby, disse: “Continuamos a ver a concentração de seus ataques aéreos e artilharia em Donbas e no sul, particularmente em torno e em Mariupol. Foi aí que a preponderância de sua atividade de ataque foi para os combates. Mariupol, como todos vocês já viram, continua”.

As forças russas continuam a bombardear a cidade portuária, onde as tropas ucranianas continuam cercadas.

Membros do Batalhão Azov da Guarda Nacional Ucraniana continuam encurralados em uma enorme fábrica de aço. Um de seus comandantes disse que as forças russas começaram a usar munições de demolição contra eles.

Os funcionários do conselho municipal de Mariupol dizem que mais de 1.000 civis estão se refugiando no abrigo subterrâneo da instalação. Os oficiais dizem que são, em sua maioria, pessoas idosas, mulheres e crianças.

Muitos ucranianos continuam fugindo para a cidade ocidental de Lviv, que já foi considerada um refúgio seguro.

Mas as forças russas bombardearam a cidade. Pelo menos sete pessoas foram mortas na segunda-feira (18). Oficiais da cidade disseram que os mísseis russos atingiram três instalações militares.

Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que as sanções econômicas impostas pelas nações ocidentais não estão funcionando.

Ele disse que o que ele chamou de uma estratégia de “blitzkrieg econômica” pelo Ocidente está prejudicando aqueles que as introduziram, causando inflação e desemprego.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img