Timor-Leste realiza o segundo turno presidencial
No Timor-Leste, país de língua portuguesa, anteriormente conhecido como East Timor, os eleitores votam em um segundo turno presidencial nesta terça-feira (19).
O segundo turno está ocorrendo porque nenhum dos 16 candidatos obteve a maioria necessária para vencer nas eleições presidenciais de 19 de março.
Nesta terça-feira (19), comcorrem o ex-presidente José Ramos-Horta, que recebeu 46,6% dos votos em 19 de março, e o presidente Francisco Guterres Lu Olo, que obteve 22,1% dos votos.
O Timor-Leste ganhou a independência em maio de 2002, depois de ser controlado por Portugal e posteriormente pela Indonésia. Ramos-Horta foi líder do movimento de independência do país e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1996.
Cerca de 30% da população vive na pobreza. A revitalização econômica, incluindo a promoção da indústria e a criação de empregos, é a maior questão da campanha eleitoral.
O desenvolvimento da infra-estrutura em áreas rurais populosas está atrasado. Uma mulher, de 22 anos, no distrito de Viqueque disse que sua casa está sem água há uma semana. Ela espera que o novo presidente melhorasse a manutenção do abastecimento de água e das estradas.
Na campanha, Ramos-Horta insistiu que o país se unisse à Associação das Nações do Sudeste Asiático e convidasse investimentos estrangeiros. Lu Olo enfatizou que ele promoveria o desenvolvimento rural, concentrando-se na agricultura e no turismo.
A contagem dos votos começará na terça-feira após o encerramento das urnas às 15 horas, horário local. O resultado preliminar é esperado dentro de poucos dias.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am