Putin assina decreto para fazer as nações “hostis” pagarem pelo gás russo em rublos
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto exigindo que os países “hostis” paguem as exportações de gás natural de seu país em rublos a partir de sexta-feira (1º).
A lista de países “não amigáveis” da Rússia inclui os Estados Unidos, nações européias e o Japão.
Putin advertiu nesta quinta-feira (31), que os contratos existentes serão suspensos se os compradores não cumprirem.
Mas os compradores ainda podem, na prática, pagar em moeda estrangeira.
O decreto diz que os compradores devem abrir contas em moeda estrangeira e rublo no Gazprombank da Rússia, que converterá suas transferências em moeda estrangeira em rublos para fazer compras.
Acredita-se que a mudança seja uma tentativa de escorar o rublo. O valor da moeda tem caído devido às duras sanções econômicas impostas pelas nações ocidentais à Rússia por sua invasão da Ucrânia.
O chanceler alemão Olaf Scholz disse numa conferência de imprensa na quinta-feira que os contratos estipulam que os pagamentos sejam feitos principalmente em euros e às vezes em dólares. Seu país depende da Rússia para cerca da metade de suas importações de gás natural.
Scholz disse que seu governo examinará de perto a mudança do presidente Putin. Ele acrescentou que as empresas querem, podem e vão continuar pagando em euros.
Os ministros da Energia do Grupo dos Sete países rejeitaram na segunda-feira a exigência de Putin de pagamento em rublos. Eles concordaram que se trata de uma clara violação dos contratos existentes.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm