Promotor do Tribunal Penal Internacional diz que Ucrânia é uma “cena de crime”
Moradores do subúrbio de Kyiv, em Bucha, acusaram as tropas russas de atacar civis. Investigadores visitaram a cidade nesta quarta-feira (13), para se inteirarem por si mesmos.
O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, observou os investigadores exumarem corpos de túmulos comunitários. Ele disse que a Ucrânia “é uma cena de crime”.
Khan prometeu “seguir as provas”. Ele e sua equipe falariam com os residentes para chegar à verdade. Segundo ele, os juízes decidiriam se há “responsabilidade”.
O presidente russo, Vladimir Putin, descartou as acusações. Ele disse que os corpos em Bucha foram encenados.
Tropas russas se retiraram das áreas ao redor da capital. Eles reorientaram sua ofensiva no leste do país. Moradores da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, disseram ter visto um aumento nos bombardeios.
Funcionários do Ministério da Defesa russo disseram que têm o porto de Mariupol “sob controle total”. Eles disseram que mais de 1.000 soldados ucranianos haviam se rendido. Mas os ucranianos disseram que suas tropas estão resistido.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, fez um telefonema para o presidente dos EUA, Joe Biden. Biden aprovou outros 800 milhões de dólares para armas, munições e outras medidas de assistência.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am