Prêmio Nobel da Paz Ramos-Horta vence as eleições presidenciais no Timor-Leste
Um Prêmio Nobel da Paz e ex-presidente da nação do sudeste asiático do Timor-Leste está pronto para assumir o comando do país mais uma vez.
O Timor-Leste era conhecido, anteriormente, como East Timor.
José Ramos-Horta derrotou o atual presidente Francisco Guterres Lu Olo no segundo turno presidencial realizado nesta terça-feira (19). Ramos-Horta obteve mais de 397.000 votos, ou cerca de 62% dos votos expressos, enquanto Lu Olo obteve cerca de 242.000.
Ramos-Horta, de 72 anos, foi agraciado com o Prêmio da Paz em 1996. O Timor-Leste tornou-se independente em 2002, depois de estar sob o domínio português e depois indonésio, por mais de 400 anos. Ramos-Horta serviu como seu primeiro ministro das relações exteriores. Ele também ocupou os cargos de primeiro-ministro e presidente.
Espera-se que ele declare a vitória antes do meio-dia desta quinta-feira (21), horário local.
Estima-se que 30% da população do Timor-Leste vive na pobreza.
Ramos-Horta enfrenta o desafio de dar um salto na economia, que abrandou como resultado da pandemia do coronavírus chinês, e afastar o país de sua dependência excessiva dos recursos naturais.
Em sua promessa eleitoral, Ramos-Horta prometeu trabalhar para a adesão do Timor Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático como um meio de trazer investimento e sustentar a economia morosa.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am