Líderes mundiais condenam o assassinato de civis pela Rússia
Os líderes mundiais expressaram indignação pelo assassinato de civis em Bucha, um subúrbio da capital ucraniana, Kyiv. Eles pediram, nesta segunda-feira (4), uma investigação sobre as ações das forças russas e sobre o que alguns dizem ser crimes de guerra.
O presidente americano, Joe Biden, evitou usar a palavra “genocídio”. Mas ele chamou novamente o presidente russo Vladimir Putin de “criminoso de guerra”. Biden disse que insistiria em mais sanções.
Alguns aliados se uniram ao apelo por mais sanções econômicas. O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, disse que os japoneses devem condenar os atos que violam as leis internacionais.
A presidente da Comissão Européia conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, sobre o que ela chamou de “assassinato de civis”. Ursula von der Leyen disse que a União Européia enviaria investigadores para documentar crimes de guerra.
As autoridades na Alemanha e na França também responderam. Eles se juntaram aos de outros países europeus na decisão de expulsar diplomatas russos.
- Ministro japonês pede isenção de tarifas dos EUA - 15 de março de 2025 7:53 am
- Japão bate recorde de residentes estrangeiros - 15 de março de 2025 7:39 am
- Ex-primeiro-ministro da Malásia sob investigação por corrupção - 15 de março de 2025 7:30 am