Líderes da Ucrânia apelam para que os residentes do leste evacuem
Os líderes ucranianos estão apelando aos civis da parte oriental do país para que evacuem o mais rápido possível. A medida ocorre quando se espera que os ataques das forças russas se intensifiquem.
A vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, fez um apelo urgente aos residentes na quarta-feira (6).
No dia seguinte, o prefeito da cidade oriental de Luhansk também apelou para que os residentes evacuassem. Ele disse que os próximos dias serão a última chance. Advertiu que os russos estão tentando fechar a rota de evacuação.
Em outras partes do país, mais detalhes da destruição estão vindo à tona. A cidade de Borodyanka fora de Kyiv foi um dos lugares mais duramente atingidos.
A emissora pública da Ucrânia informa que cerca de 13.000 pessoas moravam no local antes da invasão. Ela foi quase completamente destruída.
O procurador-geral da Ucrânia disse que a devastação poderia ser ainda pior do que em Bucha, onde imagens de cadáveres chocaram o mundo.
O Ministério da Defesa da Rússia disse, nesta quinta-feira (7), que suas forças tinham destruído várias bases de armazenamento de petróleo. Elas estavam na cidade sulista de Mykolaiv, em Zaporizhzhia, no sudeste, e em outros lugares.
A cidade ocidental de Lviv está abrigando cerca de 200.000 evacuados. O prefeito, Andriy Sadovyi, disse à NHK que a cidade havia aceitado cerca de 3.000 evacuados da região de Donetsk somente na quinta-feira (7). Ele disse que reformaram completamente o teatro da escola, o ginásio de esportes e milhares de cidadãos estão hospedando refugiados em suas casas.
O prefeito também disse que mais residências temporárias estão sendo preparadas para cerca de 1.000 pessoas.
Os líderes ocidentais acusam a Rússia de matar civis em todo o país, o que equivale a crimes de guerra.
Enquanto isso, o presidente do aliado da Rússia, Belarus, disse na quinta-feira (7), que seu país havia conduzido uma “operação especial” para resgatar os bielorrussos na Ucrânia.
O presidente Alexander Lukashenko não forneceu detalhes sobre quando ou onde a operação foi realizada, ou se os militares estavam envolvidos.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am