Japão e Rússia poderão abrir negociações sobre a pesca do salmão e da truta
Funcionários governamentais do Japão e da Rússia estão organizando conversações de pesca já nesta segunda-feira (11). Estas são necessárias para os barcos japoneses realizarem a pesca do salmão e da truta no norte do Oceano Pacífico.
Os observadores estão preocupados que as conversações bilaterais possam fracassar ou parar, pois Moscou reagiu fortemente às sanções impostas por Tóquio sobre a invasão russa da Ucrânia.
A pesca de salmão e truta com redes de deriva começa tradicionalmente em 10 de abril na zona econômica exclusiva do Japão ao largo de sua prefeitura mais setentrional de Hokkaido. Entretanto, este ano, as negociações foram adiadas.
A cada ano, funcionários dos governos japonês e russo se reúnem para discutir detalhes operacionais antes do início da temporada de pesca.
Nos termos de acordos bilaterais, o Japão paga uma taxa anual de cooperação à Rússia. Isto porque a maior parte do salmão e da truta capturados no oceano são originários dos rios russos.
A Convenção da ONU sobre o Direito do Mar diz que um país que abriga um rio onde os peixes desovam tem o principal interesse e responsabilidade por seus estoques.
Os barcos que planejam partir para a temporada de pesca permanecem ancorados em Hokkaido.
Um pescador disse que todos os envolvidos parecem ter desistido das operações deste ano. Ele disse que o porto, normalmente, estaria ocupado nesta época do ano, mas agora ele permanece deserto.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am