Indonésia a proibição de exportação de óleo de palma
A Indonésia impôs uma proibição das exportações de óleo de palma nesta quinta-feira (28), para garantir o abastecimento interno em meio à crescente demanda pelo produto em outras partes do mundo.
A Indonésia é o maior produtor mundial de óleo de palma, respondendo por quase 60% da produção. Os preços de varejo de alguns tipos de óleo de cozinha subiram 70% em relação ao ano passado, provocando manifestações contra os aumentos.
Há preocupações de que o fornecimento de óleo de girassol, que é produzido principalmente na Ucrânia e na Rússia, possa ser interrompido em meio à invasão russa. Isso está causando uma maior demanda por óleo de palma como alternativa.
O governo indonésio declara que continuará com a proibição até que o preço médio do óleo de cozinha caia para 14.000 rupias por litro – cerca de um dólar – a partir do nível atual de cerca de 17.000 rupias.
Se a proibição for prolongada, poderá levar a um aumento dos preços de uma ampla gama de produtos, pois o óleo de palma é utilizado em muitos produtos, tais como alimentos e cosméticos.
Ueno Wataru, no escritório de Jacarta da Organização de Comércio Exterior do Japão, disse que o país importou 630.000 toneladas de óleo de palma no ano passado, e 220.000 toneladas do mesmo vieram da Indonésia. Ele disse que os preços de outros óleos de cozinha, como o óleo de soja, também poderiam subir.
- Trump confirma resgate de tripulação de F-15 abatido no Irã - 7 de abril de 2026 1:29 pm
- Terceiro petroleiro ligado ao Japão cruza Estreito de Ormuz - 7 de abril de 2026 8:38 am
- Japão participa de exercício militar nas Filipinas - 7 de abril de 2026 8:23 am























