EUA fornecerão mais 800 milhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou mais 800 milhões de dólares adicionais em assistência militar para a Ucrânia, em uma teleconferência com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Os dois presidentes conversaram ao telefone por cerca de uma hora nesta quarta-feira (13), em meio a temores crescentes de que as forças russas lançassem uma ofensiva em larga escala no leste da Ucrânia.
A Casa Branca divulgou, mais tarde, uma declaração dizendo que o último pacote de assistência conterá “novas capacidades adaptadas ao assalto mais amplo que, esperamos, venha a ser lançado pela Rússia” na região. Diz que o apoio militar incluirá sistemas de artilharia, munições e blindados de transporte de pessoal e helicópteros.
Alguns destes são itens que o Chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mark Milley, revelou na semana passada que as forças ucranianas lhe haviam pedido para fornecer.
A assistência militar dos EUA à Ucrânia, que foi estendida desde o início da invasão russa no final de fevereiro, totaliza agora mais de 2,5 bilhões de dólares.
Isso representa cerca de 40% dos gastos militares da Ucrânia em 2020, estimados pelo Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, da Suécia.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am