Ucranianos fugindo da guerra lotam estações de trem na Polônia
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados afirma que mais de 870.000 ucranianos fugiram de seu país até terça-feira (1º), e cerca de 450.000 deles cruzaram a fronteira para a vizinha Polônia.
Uma estação na capital polonesa, Varsóvia, estava lotada com pessoas carregando malas e outras bagagens. Eles pegaram trens com destino a outras áreas na Polônia ou a outros países.
O governo polonês está permitindo que cidadãos ucranianos andem de trem e ônibus de graça.
Fora da estação, voluntários distribuíram água, fraldas descartáveis e doaram roupas. Em um terminal de ônibus adjacente à estação, foram servidas sopas quentes aos ucranianos exaustos.
Uma mulher de 63 anos que fugiu com seus dois netos disse que sua cidade natal havia sido destruída e que seu filho havia se juntado a um grupo de defesa local. Ela disse que as palavras não podem descrever o quanto ela está preocupada.
A União Européia convocará uma reunião de ministros do interior na quinta-feira (3), para conversações sobre medidas de apoio aos ucranianos deslocados.
Os ministros estão programados para discutir propostas como permitir que os cidadãos ucranianos permaneçam mais de 90 dias e permitir que trabalhem e estudem.
A presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, disse: “Todos aqueles que fogem das bombas de Putin são bem-vindos na Europa”, referindo-se ao presidente russo Vladimir Putin.
A UE diz que mais de 650.000 ucranianos fugiram para os estados membros da UE até terça-feira (1º).
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am