Suspenso o alerta de tsunami para o nordeste do Japão
A agência meteorológica japonesa suspendeu um alerta de tsunami emitido para as partes do nordeste do país, após um terremoto ao largo da costa do Pacífico.
O terremoto de magnitude 7,4 ocorreu por volta das 23h30min de quarta-feira (16).
Teve uma intensidade máxima de +6 na escala sísmica do Japão de zero a 7. A profundidade do foco foi estimada em 57 quilômetros. Os tremores foram sentidos em grande parte do leste do Japão.
Ondas de até 30 centímetros foram relatadas no Porto de Ishinomaki na Prefeitura de Miyagi.
Centenas de pessoas que vivem ao longo da costa em Fukushima e Miyagi foram evacuadas para abrigos.
As autoridades da cidade de Soma, em Fukushima, relataram uma morte. Pelo menos 92 pessoas ficaram feridas em toda a área afetada.
Também houve relatos de danos estruturais e incêndios. O terremoto provocou apagões em mais de dois milhões de residências e interrompeu os serviços de trem.
A East Japan Railway informa que um trem bala Tohoku Shinkansen descarrilou entre as estações de Fukushima e Shiroishizao.
Nenhum dos 75 passageiros e três tripulantes a bordo ficaram feridos. A empresa diz que 16 dos 17 vagões estão fora dos trilhos.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio diz que não houve grandes problemas ou anormalidades na usina nuclear de Fukushima Daiichi, que ficou destruída pelo desastre de 2011.
A concessionária diz que as bombas de água nas piscinas de armazenamento de combustível usado em dois edifícios de reatores na usina Fukushima Daini pararam de funcionar temporariamente. Nenhuma mudança foi relatada nos níveis de radiação.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am