Secretário Geral da ONU diz que é hora de acabar com essa “guerra absurda” na Ucrânia
O dirigente das Nações Unidas apelou para negociações imediatas para acabar com a invasão russa da Ucrânia.
Falando aos repórteres, na sede das Nações Unidas em Nova York na terça-feira, o Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, observou que a Rússia lançou sua invasão da Ucrânia há um mês, violando a Carta da ONU.
Ele disse que a Rússia infligiu “um terrível sofrimento humano e destruição em cidades, vilas e vilarejos”. Bombardeios sistemáticos que aterrorizaram os civis. O bombardeio de hospitais, escolas, prédios de apartamentos e abrigos”.
Tocando na situação da cidade ucraniana oriental de Mariupol, Guterres disse: “Há mais de duas semanas, Mariupol está cercada pelo exército russo e incessantemente bombardeada, bombardeada e atacada. Para quê?”.
Ele pediu um cessar-fogo imediato, dizendo que continuar os combates é “moralmente inaceitável, politicamente indefensável e militarmente absurdo”.
Guterres também disse que elementos de progresso diplomático estão surgindo em várias questões-chave após seus próprios esforços de alcance com “vários atores”.
Ele enfatizou: “Esta guerra é insustentável… mais cedo ou mais tarde, ela terá que passar do campo de batalha para a mesa da paz”.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am