Rússia aumenta pena de Navalny, crítico de Putin
Um tribunal russo condenou o líder da oposição, Alexei Navalny, a mais nove anos de prisão por fraude e desrespeito ao tribunal.
Navalny, um dos principais críticos do Presidente Vladimir Putin, já está preso por violar a liberdade condicional em um caso anterior de desvio de fundos.
Navalny foi preso quando voltou da Alemanha. Ele tinha recebido tratamento lá após ser envenenado durante um vôo na Rússia em agosto de 2020.
As autoridades alemãs disseram que Navalny foi envenenado com um agente nervoso semelhante a um desenvolvido pela antiga União Soviética.
O líder da oposição continua a falar, mesmo estando na prisão. Ele usa plataformas de mídia social com a ajuda de seus apoiadores. Ele tem convocado manifestações anti-guerra desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Em um post no Twitter após a decisão, Navalny pediu ação contra “o enganador e ladrão regime de Putin”. Ele também exortou as pessoas a se oporem “a esses criminosos de guerra”.
Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, condenou a decisão do tribunal. Ele considerou-a uma ” sentença falsa”.
Price disse que representa “a última de uma série de tentativas para silenciar a Navalny e outras figuras da oposição e vozes independentes que têm sido críticas às autoridades russas”.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm