Radicado em NY, João Kouyoumdjian se destaca como violonista clássico

João Kouyoumdjian é um violonista clássico nascido no Brasil e de herança étnica mista brasileira e armênia. Radicado em Nova Iorque (EUA), João realizará uma apresentação online para o New York City Guitar Society (NYCCGS) no dia 10 de março, quinta-feira, 7:00 pm, sobre a música arménia e o legado do Padre Komitas, um verdadeiro mártir cultural.

João estará abordando assuntos como as possíveis formas de adaptar a sua música à guitarra. A apresentação explorará o legado do padre Komitas, um musicólogo, cantor e maestro armênio que salvou do esquecimento milhares de canções folclóricas armênias. O repertório é altamente representativo do povo armênio, fazendo jus à sua cultura milenar e beleza estética. O NYCCGS convida os visitantes pela primeira vez a juntarem-se a este evento gratuitamente através da ligação Zoom no seu site. Mais informações acesse o link:http://nyccgs.com/march-2022-meeting/.

Graduado pela The Juilliard School e pela Universidade de São Paulo, onde estudou com Sharon Isbin e Edelton Gloeden, respectivamente, o músico estudou também com Preto Moreno e foi pupilo de Paulo Martelli e William Daghlian. Desde que venceu o XXI Concurso Nacional de Violão Souza Lima em São Paulo, Brasil, em 2010, Kouyoumdjian vem construindo uma carreira de performance internacional estável que abrange os Estados Unidos, Brasil, Europa e África.

Entre seus compromissos de concertos, paradas notáveis ​​incluíram Weill Recital Hall no Carnegie Hall, o Kennedy Center, o Lincoln Center e o Metropolitan Museum. Ele também se apresentou como solista convidado com a Orquestra Filarmônica Armênia em Yerevan, Armênia.

Natural de São José do Rio Preto, Brasil, João Kouyoumdjian tem sido destaque em inúmeras séries de concertos na televisão nacional em sua terra natal, incluindo o aclamado Movimento Violão. Em 2011, estreou novas obras dos compositores brasileiros Ricardo Calderoni e Raimundo Penaforte no Weill Recital Hall do Carnegie Hall a mando do Consulado Geral do Brasil em Nova York em um programa intitulado “Violão Brasileiro: Tradicional e Tendências”.

Este programa inspirou seu primeiro álbum Surfboard: Solo Guitar Works from Brazil (Pomegranate Music) em 2013. Em 2015, João Kouyoumdjian lançou seu segundo álbum – Kouyoumdjian Plays Bach: New Transcritions for Guitar (Pomegranate Music), apresentando suas transcrições de violoncelo e obras para violino de JS Bach.

O álbum foi descrito como uma “apresentação magistral de Bach premium” pela Classical Guitar Magazine (EUA) e recomendado pela revista semanal mais popular do Brasil VEJA. Em 2021, teve um artigo publicado pela revista Soundboard (Vol. 46 nº 4) sobre os procedimentos de arranjos empregados nesta última gravação.

João também promove muitas gerações dos melhores violonistas clássicos de seu país de origem através de sua playlist no Spotify “Guitarra Clássica Brasileira”. Sua paixão acadêmica e espírito inovador o levaram a conceber um método de arranjo de texturas polifônicas para o violão em um artigo de seis páginas publicado na revista Soundboard (Vol. 46 No. 4), o principal periódico do instrumento.

O interesse e dedicação de João pelo ensino, foram destacados na imprensa em 2010 enquanto era estudante de pós-graduação, e João criou o “Guitar Horizons”, um projeto Juilliard Summer Grant Outreach que se concentrava na educação de jovens em áreas subdesenvolvidas de São Paulo, Brasil. Seu projeto inspirou uma parceria contínua entre a Juilliard School e o programa educacional brasileiro Guri Santa Marcelina.

O músico reside na área metropolitana de Nova York, onde desfruta de uma programação ativa de apresentações, ensino e gravação. Ele está atualmente no corpo docente da Diller-Quaile School of Music, Lucy Moses School no Kaufman Music Center, Silver Music e Newark School of the Arts. Kouyoumdjian é um instrutor certificado da Suzuki e seus alunos foram admitidos nos principais programas de música dos EUA com bolsas de estudo por mérito.

João foi premiado em 2020 com o Diller-Quaile Clifford/Levy Creativity Grant, permitindo-lhe gravar um álbum de música arménia, Gakavig Fantasy , incluindo os seus próprios arranjos de música de Komitas e a sua composição “Gakavig Fantasy”. O álbum está previsto para ser lançado na primavera de 2022.

Site Oficial: https://www.joaokouyoumdjian.com/

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)