Paraolimpicos da Rússia e Bielorússia competirão como neutros
O Comitê Paraolímpico Internacional afirma que atletas da Rússia e Bielorrússia poderão competir nos próximos Jogos de Pequim, mas apenas como neutros.
Os membros do comitê decidiram não proibir os atletas em resposta à invasão russa da Ucrânia. Em vez disso, eles proibiram as bandeiras e os hinos.
Os atletas russos já estavam prontos para competir pelo Comitê Paraolímpico Russo — e não pela Rússia — como punição pelo doping sistemático de seu país.
Agora eles, e atletas do país aliado Belarus, participarão sob a bandeira e o hino paraolímpico. Nem a Rússia nem Belarus serão incluídos nas tabelas de medalhas, e sua delegação deve cobrir quaisquer símbolos nacionais em seus uniformes.
O presidente do Comitê, Andrew Parsons, emitiu uma declaração que descreveu a ação como “a punição mais severa possível”. Ele também disse “é vital mostrar aos líderes mundiais através de nosso esporte que podemos nos unir como seres humanos e que nosso verdadeiro poder é encontrado ao promover a paz, a compreensão e a inclusão”.
Os Jogos estão marcados para abertura na sexta-feira (4).
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am