Japão e mais 10 países condenaram o último lançamento de mísseis da Coréia do Norte
Onze países, incluindo o Japão e os Estados Unidos, divulgaram uma declaração condenando o último lançamento de mísseis balísticos da Coréia do Norte.
A medida ocorreu depois que os membros do Conselho de Segurança da ONU, novamente, não conseguiram chegar a um acordo sobre uma resposta conjunta em uma sessão à portas fechadas na segunda-feira (7).
A Coréia do Norte lançou o míssil em direção ao Mar do Japão no sábado passado. No dia seguinte, disse que havia realizado um teste para desenvolver um satélite de reconhecimento.
Os 11 países, incluindo sete membros do Conselho de Segurança, consideraram o teste – disparo uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Sua declaração exorta Pyongyang a “escolher o caminho do diálogo sobre a instabilidade e priorizar as necessidades básicas e os direitos humanos de seu próprio povo” em detrimento de seus programas de mísseis balísticos.
A declaração também conclama todos os membros do Conselho de Segurança “a falar a uma só voz na condenação destes atos perigosos e ilegais”.
O Conselho de Segurança da ONU realizou cinco sessões de emergência em resposta aos lançamentos de mísseis do Norte este ano.
Mas nenhuma das reuniões terminou com um acordo, com a China e a Rússia se opondo a sanções mais fortes propostas pelos EUA e outros.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am