FIFA e UEFA suspendem a seleção nacional e clubes russos de todas as competições
Os órgãos dirigentes mundial e europeu de futebol, FIFA e UEFA, anunciaram que suspenderão todos os times russos de suas competições. A decisão foi tomada após a invasão russa da Ucrânia.
A Federation Internationale de Football Association, ou FIFA, e a Union of European Football Associations, ou UEFA, divulgaram uma declaração conjunta na segunda-feira (28).
A declaração dizia que “todas as equipes russas, sejam equipes de representantes nacionais ou de clubes, serão suspensas da participação em competições tanto da FIFA como da UEFA até nova ordem”.
A decisão significa que a seleção russa será impedida de participar dos jogos de repescagem das eliminatórias para as finais da Copa do Mundo da FIFA deste ano. Os jogos da repescagem foram agendados para o final de março.
A decisão da UEFA frustrou as esperanças do Spartak Moskva de disputar seu jogo da Liga Européia para avançar para as quartas-de-final.
A última jogada da FIFA ocorreu depois das críticas às medidas iniciais anunciadas em resposta às operações militares russas na Ucrânia. A FIFA havia dito, no dia anterior, que permitiria à Rússia continuar jogando sob o nome de “Football Union of Russia”. Ela também havia dito que proibiria os jogos internacionais na Rússia. As decisões iniciais atraíram críticas das associações de futebol da Polônia e de outros países.
A UEFA também disse, na segunda-feira, que decidiu encerrar sua parceria com a maior empresa de gás apoiada pelo governo da Rússia, a Gazprom.
A FIFA e a UEFA disseram em sua declaração que esperam “que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa ser novamente um vetor de unidade e paz entre os povos”.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am