Delegação não oficial de ex-oficiais da defesa dos EUA visita Taiwan
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou um grupo de ex-oficiais de primeiro escalão da defesa para Taiwan.
A delegação não oficial de cinco pessoas liderada pelo ex-presidente do Estado-Maior Conjunto, Michael Mullen, chegou a um aeroporto em Taipei na terça-feira (1). A delegação inclui a ex-secretária de Defesa da Política de Defesa, Michele Flournoy.
O escritório presidencial de Taiwan disse que os delegados estão programados para se encontrar com a Presidente Tsai Ing-wen na quarta-feira (2), para discutir questões regionais.
É a segunda vez que Biden envia uma delegação não oficial de ex-oficiais superiores a Taiwan desde abril de 2021.
Um porta-voz do gabinete presidencial saudou a visita e disse que ela está ocorrendo menos de um ano após a anterior, e mostra os laços “sólidos” entre Taiwan e os Estados Unidos no momento da crise ucraniana.
Os EUA, aparentemente, pretendem enviar uma mensagem de que dão importância a Taiwan através da visita de ex-altos oficiais da defesa.
Especialistas em segurança disseram que a crise ucraniana pode afetar a dissuasão contra a ameaça da China de usar a força em Taiwan.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Chinês, Wang Wenbin, disse que a China insta os EUA a suspender todas as formas de intercâmbio oficial com Taiwan e tratar com cautela as questões relacionadas a Taiwan, a fim de evitar mais danos sérios à situação geral das relações sino americanas.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am