Coréia do Norte pode ter decidido abandonar a moratória de testes nucleares
A última ordem do ditador norte-coreano, Kim Jong Un, para reparar e expandir um local de lançamento de satélite poderia indicar que o país decidiu reconsiderar sua moratória sobre mísseis balísticos intercontinentais e testes nucleares.
O jornal do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte, Rodong Sinmun, noticiou nesta sexta-feira (11), uma visita que Kim fez ao local de lançamento do satélite Sohae em Tongchang-ri.
A reportagem diz que ele ordenou a modernização do local em uma “base de expansão” para permitir o lançamento de foguetes que poderiam transportar cargas úteis maiores, incluindo satélites de reconhecimento militar.
O gabinete político do partido indicou, em janeiro, que iria reconsiderar a suspensão dos testes ICBM e nucleares.
O país anunciou a moratória em abril de 2018, antes da cúpula entre Kim Jong Un e o então presidente dos EUA, Donald Trump.
A Coréia do Norte lançou mísseis balísticos em 27 de fevereiro e 5 de março. O Ministério da Defesa do Japão anunciou que mísseis de classe ICBM foram lançados em ambas as ocasiões.
A Coréia do Norte anunciou o fechamento de um local de testes nucleares em Punggye-ri em 2018, mas especialistas nucleares dos EUA disseram, no início desta semana, que imagens de satélite tiradas em 4 de março mostram atividades de construção no local.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am