Começam as eleições presidenciais na Coréia do Sul
Os sul-coreanos começaram a votar para escolher um novo presidente, em uma eleição em que a diferença entre os dois líderes é muito pequena.
Os postos de votação em todo o país abriram às 6 horas da manhã, hora local, nesta quarta-feira (9).
Lee Jae-myung, do Partido Democrata, no poder, está enfrentando Yoon Suk-yeol, do principal partido de oposição, People Power.
Os dois têm estado empatados desde o início da campanha, com a última das pesquisas divulgadas publicamente sugerindo que as chances de vitória de ambos permanecem dentro da margem de erro. A equipe de Yoon espera que um movimento de última hora faça a balança pender a seu favor. O candidato centrista Ahn Cheol-soo desistiu da corrida, na quinta-feira (3), para apoiar Yoon.
Os dois principais candidatos prometeram transformar a economia e controlar a alta dos preços imobiliários, ao mesmo tempo proteger as pessoas da pandemia.
A invasão russa da Ucrânia e os últimos lançamentos de mísseis da Coréia do Norte trouxeram questões de segurança à tona. Os partidos diferem sobre como abordar a recente série de novos ou mais poderosos lançamentos de mísseis de teste.
As urnas serão encerradas às 18h. Os pacientes da COVID-19 e as pessoas em isolamento terão 90 minutos para votar.
A última eleição teve uma vitória antecipada e decisiva para o presidente Moon Jae-in, mas a disputa este ano pode significar que levará horas até que o resultado se torne evidente
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am