Banco Sberbank da Rússia deixará o mercado europeu
O maior banco da Rússia, Sberbank, está se retirando do mercado europeu, pois as subsidiárias do grupo enfrentam grandes saques de dinheiro em meio a sanções econômicas rigorosas contra a Rússia.
As autoridades bancárias européias e a mídia ocidental informam que serão realizados procedimentos de insolvência para o Sberbank Europe AG, sediado na Áustria. Suas subsidiárias na Croácia e Eslovênia serão vendidas a outros bancos.
O Banco Central Europeu advertiu, nesta segunda-feira (1º), que as três subsidiárias européias do Sberbank “estão falindo ou com probabilidade de falir”.
Ele observou que elas “experimentaram significativas saídas de depósitos como resultado do impacto reputado das tensões geopolíticas”.
Enquanto isso, a operação suíça do Sberbank não será afetada.
O Sberbank não estava entre os sete bancos russos que a União Européia anunciou na quarta-feira (2), que está removendo do sistema de liquidação internacional SWIFT.
Mas os observadores dizem que os titulares de contas aparentemente ficaram preocupados, pois o banco foi alvo de sanções por parte dos Estados Unidos.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am