Ucrânia relata as primeiras vítimas da invasão russa
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que pelo menos 130 pessoas foram mortas e mais de 300 ficaram feridas devido à invasão russa. O presidente russo Vladimir Putin justificou a operação militar dizendo que não tinha “nenhuma outra opção”.
A mídia ucraniana noticiou várias explosões na capital, Kyiv, na sexta-feira (25). O Ministério do Interior informa que suas forças derrubaram uma aeronave russa sobre a cidade, que caiu em um edifício residencial.
As forças russas teriam atacado a Ucrânia de três flancos e não apenas no leste. Eles também vieram da Crimeia e do sul da Belarus. Oficiais pró-russos nas regiões separatistas sugerem que Putin quer tomar novas terras.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, prometeu permanecer em Kyiv. Ele disse: “De acordo com nossas informações, o inimigo me listou como alvo número um, e minha família como alvo número dois. Eles querem destruir o país politicamente, pondo fim ao chefe de Estado”.
O Secretário de Estado americano disse em uma entrevista que a Rússia está planejando ataques, não apenas contra Kyiv, mas também contra outras cidades. Perguntado sobre a intenção de Putin de derrubar o governo da Ucrânia, Antony Blinken disse estar convencido de que Putin vai tentar fazer isso.
Segundo informações, as forças ucranianas já perderam o controle de Chernobyl. O local do pior desastre nuclear do mundo permanece radioativo mais de 35 anos depois. Ainda não há notícias sobre as condições na usina desativada. Especialistas acreditam que a Rússia quer cortar o acesso da Ucrânia aos resíduos nucleares.
Um alto funcionário ucraniano disse que esta situação se tornou uma das mais sérias ameaças que a Europa enfrenta.
Zelenskyy disse a sua nação que as explosões que estão ouvindo são “o som de uma nova cortina de ferro”. Ele disse que agora está “fechando a Rússia do mundo civilizado”.
O presidente dos EUA prometeu que Putin arcaria com as conseqüências de escolher a guerra. Joe Biden revelou mais sanções, incluindo medidas contra cinco grandes bancos russos. Ele diz que todos os ativos que os russos têm nos EUA serão congelados.
O Departamento do Tesouro dos EUA diz que os bancos russos realizam diariamente cerca de 46 bilhões de dólares de transações estrangeiras, sendo 80% delas em dólares americanos.
Biden disse: “Projetamos propositadamente estas sanções para maximizar um impacto a longo prazo na Rússia e para minimizar o impacto nos Estados Unidos e em nossos aliados”.
Biden disse que as sanções contra o próprio Putin estão “ainda em cima da mesa”, mas não forneceu detalhes. Ele prometeu que as medidas serão um “grande sucesso” para as “ambições estratégicas de longo prazo” do líder. Ele diz que não tem planos de falar com Putin.
Os EUA estão enviando 7.000 soldados para a Alemanha para ajudar a tranquilizar os aliados da OTAN. Eles serão destacados para outro lugar, dentro de dias.
As pessoas na Ucrânia estão fugindo de suas casas e procurando segurança na vizinha Polônia. Eles se deslocam de trem, de carro e até mesmo de seus próprios pés. Um homem disse que está muito preocupado com seus pais que permanecem em Kyiv, e seus amigos na Ucrânia. Uma mulher disse que fugiu de sua casa porque tem medo do que aconteceria em seguida. Ela acrescentou que quer paz e quer ir para casa.
O governo polonês instalou abrigos em uma unidade esportiva perto da fronteira. A agência de refugiados das Nações Unidas diz que os custos humanitários da invasão serão devastadores. E prosseguiu: “Não há vencedores na guerra, mas incontáveis vidas serão destroçadas”.
- Putin parabeniza Trump e demonstra abertura para diálogo com Japão - 9 de novembro de 2024 5:50 am
- Lucro da Mazda cai com altos custos nos EUA - 9 de novembro de 2024 5:45 am
- Nissan cortará 9 mil empregos após queda de 94% no lucro - 9 de novembro de 2024 5:40 am