Putin exorta o Ocidente a considerar os interesses da Rússia para aliviar as tensões
O presidente russo Vladimir Putin declara que os interesses de todas as partes devem ser levados em conta, incluindo as preocupações de segurança da Rússia, para evitar o agravamento das tensões sobre a Ucrânia.
Putin fez a observação em uma conferência de imprensa após a reunião com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban em Moscou, na terça-feira (1º).
Ele disse que a Rússia está analisando minuciosamente a resposta dos Estados Unidos, que se recusa a considerar as exigências russas de garantias de que a OTAN interromperá sua expansão futura. Ele acrescentou que ficou claro que os EUA desconsideraram as preocupações fundamentais de Moscou na resposta.
Putin argumentou que a Ucrânia pretende retomar a Crimea, que a Rússia havia anexado em 2014, e disse: “Imaginemos que a Ucrânia seja membro da OTAN e inicia estas operações militares. Será que devemos entrar em guerra com o bloco da OTAN? Alguém já pensou nisso? Aparentemente não”.
Ele também argumentou que a principal prioridade dos EUA é conter o desenvolvimento da Rússia. Mas ele disse que espera que o diálogo com Washington e outros continue sobre a Ucrânia.
- Nippon Steel e U.S. Steel contestam bloqueio de fusão nos EUA - 4 de fevereiro de 2025 5:14 am
- Ishiba se reúne com CEOs da OpenAI e SoftBank sobre IA - 4 de fevereiro de 2025 5:06 am
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am