Pacto comercial RCEP entra em vigor na Coréia do Sul
Uma parceria econômica regional abrangendo o Japão, a China e outras economias da Ásia-Pacífico entrou em vigor na Coréia do Sul nesta terça-feira (1).
Um atraso nos procedimentos internos impediu que a Parceria Econômica Integral Regional, ou Regional Comprehensive Economic Partnership – RCEP, entrasse em vigor na Coréia do Sul.
A Coréia do Sul tornou-se o 11º país a aderir ao bloco comercial regional, seguindo o Japão, a China, Singapura, Austrália e outros, onde o pacto entrou em vigor em 1º de janeiro.
É o primeiro acordo de parceria econômica que elimina tarifas entre o Japão e a Coréia do Sul em uma série de itens.
Uma análise da Mizuho Research & Technologies mostra que o RCEP remove imediatamente as tarifas sobre cerca de 25% das exportações japonesas para a Coréia do Sul, ou mais de 3.000 itens. As tarifas acabarão sendo abolidas em 83% dos itens.
Os itens incluem produtos químicos e têxteis, assim como autopeças.
A Coréia do Sul verá as tarifas sobre roupas, plásticos e produtos alcoólicos serem removidas quando forem exportados para o Japão.
Entretanto, resta saber se o último avanço dará aos dois países o ímpeto para melhorar os laços.
Desde o acidente nuclear de 2011 em Fukushima, a Coréia do Sul restringe as importações de produtos alimentícios da prefeitura e de outras partes do Japão. Os países também têm estado em desacordo com o trabalho em tempo de guerra e outras questões históricas.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am