OTAN mobilizará uma força de resposta rápida, se necessário
A OTAN decidiu ativar seus planos de defesa para mobilizar tropas adicionais, incluindo uma força de resposta rápida, se necessário, para proteger seus membros depois que a Rússia atacou a Ucrânia.
A decisão foi tomada em uma reunião de emergência do corpo decisório da OTAN, o Conselho do Atlântico Norte, na quinta-feira (24).
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse em uma conferência de imprensa que a ativação dos planos de defesa permitirá que a aliança “desdobre capacidades e forças, incluindo a Força de Resposta da OTAN, para onde elas forem necessárias”.
Stoltenberg disse que a OTAN também aumentará sua presença militar na parte oriental da aliança para reforçar a defesa. Ele acrescentou que os líderes da OTAN realizarão uma reunião de cúpula online de emergência na sexta-feira (25).
O Conselho do Atlântico Norte emitiu uma declaração dizendo: “Decidimos, de acordo com nosso planejamento defensivo para proteger todos os Aliados, tomar medidas adicionais para reforçar ainda mais a dissuasão e a defesa em toda a Aliança”.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am