OTAN emprega a força de resposta pela primeira vez
Os líderes da OTAN autorizaram o envio da equipe da “Força de Resposta” da aliança pela primeira vez. A ação ocorre em resposta à invasão russa da Ucrânia.
A unidade tem 40.000 soldados e consiste em forças terrestres, aéreas e navais.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, não disse quantos soldados seriam destacados. Mas ele disse que a Rússia destruiu a paz na Europa e que o povo da Ucrânia está lutando por sua liberdade em face da invasão não provocada de Moscou.
Milhares de soldados dos Estados Unidos, Canadá e nações européias já foram enviados à costa no flanco oriental da OTAN. Eles não entrarão na Ucrânia porque ela não é membro da aliança. Mas a OTAN fornecerá mais armas e equipamentos para as forças ucranianas.
Os líderes da OTAN também divulgaram uma declaração dizendo que fizeram todos os esforços para buscar um diálogo com a Rússia. Dizem que convidaram repetidamente as autoridades russas a sentarem-se para conversações, mas não receberam nenhuma resposta. Eles também descreveram declarações do Kremlin como uma “barragem de mentiras”.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am