OTAN contesta as reivindicações russas sobre a Ucrânia
Os líderes da OTAN estão contestando as reivindicações russas sobre uma retirada das tropas das áreas ao redor da Ucrânia. Os ministros da defesa da aliança se reuniram em Bruxelas na quarta-feira (16), para tratar do aumento das tropas russas ao longo da fronteira.
O Secretário Geral, Jens Stoltenberg, disse que a Rússia mantém o que ele chamou de “força de invasão maciça”. Ele disse que a aliança poderia provar isso com imagens de satélite. Não apresentou nenhuma prova.
Stoltenberg pediu aos russos que se engajassem em esforços diplomáticos de boa fé. Ao mesmo tempo, os ministros orientaram os comandantes a elaborarem planos para novas unidades de combate na Romênia e em outras nações membros próximas.
Autoridades do Ministério da Defesa russo disseram que algumas de suas tropas completaram seus exercícios e estão retornando às suas bases. Eles divulgaram vídeos de tanques e outros veículos sendo carregados em trens.
Stoltenberg disse que os russos têm questionado os princípios que têm sustentado a segurança da OTAN por décadas. Ele disse que esse é o “novo normal” e sugeriu que os países membros precisam estar “preparados para o pior”.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am