O talento da pianista Bianca Gismonti

A pianista e compositora Bianca Gismonti, nasceu em uma família de músicos. Desde muito jovem, assistia aos shows de seu pai, o pianista, violonista e compositor Egberto Gismonti, ao lado de sua mãe – a atriz Rejane Medeiros – e de seu irmão – o violonista Alexandre Gismonti. Em 2005, estreou o seu trabalho com o Duo Gisbranco (duo de pianos com Claudia Castelo Branco), que possui cinco discos lançados e um DVD produzidos pelo Canal Brasil, aliado a parcerias junto a músicos como Chico César, Jaques Morelenbaum e Mônica Salmaso.

Aos 9 anos, começou os estudos de piano. Já aos 15, iniciou sua carreira musical acompanhando o seu pai, durante muito anos, em palcos pelo mundo. Sua casa era repleta de influências musicais e convívio com dezenas de artistas. Aos 18, ingressou no curso de Bacharelado em Piano na UFRJ.

Desde jovem, a composição existia como um caminho natural, e, em 2013, lançou seu primeiro álbum autoral, “Sonhos de Nascimento” (Biscoito Fino), no qual teve a participação de Naná Vasconcelos. Com este disco, realizou turnês internacionais que percorreram Europa, Ásia e América do Sul.

Ao final de 2015 foi lançado o seu segundo disco autoral, “Primeiro céu” (Fina Flor), com a formação de Trio ao lado de seu marido (também coprodutor) Julio Falavigna, na bateria, e Antonio Porto, no baixo. Em 2016, o Trio teve este disco lançado pela Quinton Records (Áustria) e Impartment Records (Japão), o estreando durante uma nova turnê pela Europa, África e Ásia. Neste mesmo período, gravou seu terceiro disco em Budapeste, “Desvelando mares” (Hunnia Records) que foi lançado em 2018 e 2019 no Brasil, Finlândia, Alemanha, Itália, Argentina e China.

Em final de 2017, com a celebração dos 70 anos de seu pai, Bianca resolveu montar o show “Gismonti 70” o homenageando, e, desde então, já passou pelo Brasil, Argentina, Europa, Canadá, China, Japão e Índia. Em junho de 2018 este disco foi gravado em Budapeste e será lançado no segundo semestre de 2022.

Outro projeto novo será a gravação de arranjos originais para a formação de piano/voz, bateria e percussão que Bianca criou durante a pandemia com repertório de música popular brasileira reunindo compositores como João Bosco, Gilberto Gil, Baden Powell, dentre outros, e deve gravar no segundo semestre de 2022.

No final de janeiro de 2021, gravou o disco “Pássaros ao vivo”, presencialmente (sem público), com Duo Gisbranco, e nesse mesmo ano nasce o seu filho com Julio Falavigna, Amadeo.

Facebook:https://www.facebook.com/BiancaGismonti

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)