Myanmar não participará da reunião de ministros das relações exteriores da ASEAN
Os militares de Myanmar anunciaram que não participarão de uma reunião de ministros das relações exteriores da ASEAN no Camboja esta semana.
O Ministério das Relações Exteriores de Myanmar emitiu uma declaração na segunda-feira (14), confirmando sua ausência da reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
Autoridades de Myanmar recusaram o pedido da ASEAN para que o país enviasse um representante não político em vez de um ministro das Relações Exteriores designado pelas forças armadas para a reunião de quinta-feira (17).
A declaração lamentava que a ASEAN tivesse tomado uma decisão que Myanmar não poderia aceitar, apesar de seus esforços para promover a cooperação dentro do bloco regional.
Os ministros das relações exteriores da ASEAN devem discutir a situação de segurança em Myanmar, após um golpe militar em fevereiro passado.
Os membros da ASEAN dizem que Myanmar fez poucos progressos na implementação do “Consenso de Cinco Pontos” alcançado no ano passado.
O acordo inclui um apelo para a cessação imediata da violência e permite a visita de um enviado especial a Myanmar.
Myanmar também esteve ausente de uma cúpula da ASEAN em outubro passado, depois que o grupo decidiu não convidar o principal líder militar do país.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am