EUA e União Europeia sancionam o presidente russo Putin e o Ministro das Relações Exteriores Lavrov
Membros da União Européia concordaram em impor sanções ao Presidente russo, Vladimir Putin, e ao Ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov, após a invasão militar da Ucrânia pela Rússia.
Os Ministros das Relações Exteriores da UE se reuniram em Bruxelas na sexta-feira (25), para discutir detalhes das medidas adicionais decididas na reunião de emergência de líderes, na quinta-feira.
O líder da política externa da UE, Josep Borell, disse mais tarde que os membros concordaram em atingir Putin e Lavrov com sanções pessoais.
Acredita-se que estas incluam o congelamento de bens privados dentro da UE.
Borell apontou que os únicos líderes mundiais atualmente sancionados pela UE são o Presidente, Bashar al-Assad, da Síria e o Presidente, Alexander Lukashenko, da Belarus.
As sanções adicionais da UE incluem outras restrições que afetam os setores financeiros e as atividades de exportação, com a sugestão de que mais medidas poderiam vir à medida que a situação mudar.
Washington seguiu as medidas da UE.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse: “em alinhamento com a decisão de nossos aliados europeus, os Estados Unidos se unirão a eles para sancionar o Presidente Putin, o Ministro das Relações Exteriores Lavrov e os membros da equipe de segurança nacional russa”.
Psaki disse que as sanções ilustram claramente o grau de oposição às ações de Putin.
- Ataque a pagers do Hezbollah foi autorizado por Netanyahu - 12 de novembro de 2024 7:29 am
- Talibã busca reaproximação com EUA após vitória de Trump - 12 de novembro de 2024 6:59 am
- Indonésia busca fortalecer laços econômicos com a China - 12 de novembro de 2024 6:53 am