Casal do mesmo sexo pede a Taiwan e Japão que amplie a legalidade do casamento
Um japonês e seu parceiro taiwanês estão apelando para ampliar a legalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo em seus países de origem.
Ariyoshi Eizaburo, de nacionalidade japonesa, e Lu Yin-jen, de Taiwan, realizaram uma conferência de imprensa online com apoiadores neta quarta-feira (23), após sua tentativa de registrar seu casamento em Taiwan ter sido rejeitada duas vezes.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em Taiwan, a menos que um dos parceiros seja de um país onde tais uniões não são reconhecidas.
Tal casamento não é legal no Japão, portanto Ariyoshi, 42 anos, não pode obter alguns benefícios de se casar com seu parceiro de 34 anos em Taiwan, tal como ter um visto de cônjuge.
Ariyoshi disse que o Japão também deveria permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os advogados do casal disseram que existem mais de 400 casais internacionais do mesmo sexo em Taiwan.
Ariyoshi e Lu disseram: “o casamento é um dos direitos humanos básicos, mas será que nós nem mesmo desfrutamos dele? Esperamos que casais que se amam possam se casar, independentemente do sexo, idade, etnia ou distância”.
O casal entrou com uma ação judicial no Tribunal Administrativo Superior de Taipei para que seu registro de casamento fosse aceito. A audiência está agendada para começar em abril. O avanço pode abrir caminho para que mais casais internacionais da comunidade LGBTQ de Taiwan se casem.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am