Blinken preocupado com a permanência das tropas russas em Belarus
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, expressou sua preocupação com uma possível invasão russa da Ucrânia. A Rússia decidiu manter suas forças em Belarus, mesmo depois que os exercícios militares conjuntos terminarem.
Blinken conversou com a CNN Television neste domingo (20).
Ele disse que os Estados Unidos tinham colocado o “playbook” da Rússia acreditando que ela está “tentando criar uma série de provocações como justificativas para a agressão contra a Ucrânia”. Ele acrescentou que isto está indo em frente.
Blinken também disse: “Tudo o que estamos vendo sugere que estamos à beira de uma invasão”.
Ele disse que o governo dos EUA acredita que o presidente russo Vladimir Putin tomou a decisão de lançar uma invasão. Mas ele enfatizou que os EUA buscarão uma solução diplomática até o último minuto.
As observações de Blinken vieram depois que o Ministro da Defesa da Bielorrússia, Viktor Khrenin, disse neste domingo (20), que os presidentes da Belarus e da Rússia decidiram manter as tropas russas no local para diminuir as tensões militares no leste da Ucrânia.
Khrenin disse que a situação na região está se deteriorando devido ao aumento da atividade militar perto das fronteiras da Rússia e da Belarus.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am