Biden e Putin discute a situação ucraniana por telefone
Os líderes dos Estados Unidos e da Rússia estão mantendo conversações telefônica enquanto crescem as tensões militares sobre a Ucrânia.
As conversas entre Joe Biden e Vladimir Putin duraram cerca de uma hora no sábado (12).
Biden advertiu que se a Rússia empreender uma nova invasão da Ucrânia, os Estados Unidos, juntamente com seus aliados e parceiros, responderão de forma decisiva e imporão custos rápidos e severos à Rússia.
A Casa Branca informa que Biden reiterou que uma nova invasão russa da Ucrânia produziria um sofrimento humano generalizado e diminuiria a posição da Rússia.
Um alto funcionário da administração Biden disse que ainda não está claro se Moscou está interessada em alcançar seus objetivos através de meios diplomáticos ou militares. O funcionário disse que há uma clara possibilidade de que a Rússia decida tomar uma ação militar.
Enquanto isso, o assessor de Kremlin Yury Ushakov disse que Biden explicou sua opinião sobre as garantias de segurança, mas não leva em conta as principais preocupações da Rússia. Estas incluem a expansão futura da OTAN.
O oficial do Kremlin acrescentou que Putin estudará cuidadosamente a opinião de Washington e fornecerá detalhes da reação de Moscou.
Os dois líderes concordaram em continuar o engajamento de oficiais de ambas as nações.
No mesmo dia, o presidente francês Emmanuel Macron também manteve uma conversa telefônica com Putin sobre a questão ucraniana.
Macron transmitiu a forte preocupação das nações ocidentais com uma possível invasão russa da Ucrânia. Putin descreveu isso como “especulações provocativas” do Ocidente.
Macron e Putin reafirmaram o diálogo contínuo, como as conversações entre a Rússia e a Ucrânia mediadas pela França e pela Alemanha.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am