Uyghurs apresentam denúncia contra o presidente da China Xi Jinping e outros
Um grupo de Uyghurs na Turquia apresentou uma queixa criminal contra o presidente chinês Xi Jinping e outras autoridades por violações dos direitos humanos na Região Autônoma Xinjiang Uygur da China.
O grupo consiste de 19 Uyghurs. Eles vivem na Turquia. O grupo apresentou a queixa às autoridades legais turcas na terça-feira (4). A queixa é contra 112 pessoas, incluindo Xi e oficiais de segurança.
O grupo alega que a China está detendo 116 Uyghurs em campos de concentração na região de Xinjiang.
O advogado dos reclamantes diz que Xi e oficiais de segurança são suspeitos de estarem envolvidos em genocídio.
Os Uyghurs são etnicamente próximos ao povo turco. Cerca de 50.000 deles vivem na Turquia.
Após a apresentação da queixa, cerca de 150 Uyghurs se reuniram contra o governo chinês em frente a um tribunal em Istambul, a maior cidade da Turquia.
Uma manifestante, Medine Nazimi, disse que sua irmã está em um campo de concentração. Ela disse que são ambas cidadãs turcas. Nazimi disse que sua irmã é inocente. Ela acrescentou também que quer que o governo turco resgate sua irmã.
A China está sediando os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que estão programados para começar no próximo mês. Uyghurs, na Turquia, se opõem a isso. A ação legal parece ter como objetivo aumentar a consciência internacional sobre a situação dos direitos humanos na região de Xinjiang antes dos Jogos Olímpicos de Pequim.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am