Taiwan compra rum lituano rejeitado pela China
Um carregamento de rum lituano chegou a Taiwan depois que se soube, no início deste mês, que poderia ser bloqueado no destino original, a China. A compra do rum por Taiwan é parte das medidas de apoio à nação báltica que tem estado sob pressão da China para fortalecer os laços com Taipé.
O relacionamento da Lituânia com a China deteriorou-se desde que permitiu a abertura de um “Escritório de Representação de Taiwan” em meados de novembro. A China reagiu rebaixando seus laços diplomáticos com a Lituânia.
A Lituânia pediu ajuda a Taiwan em dezembro, quando os exportadores de rum do país concluíram que um carregamento de 20.400 garrafas de rum, provavelmente, seria negado pela alfândega chinesa.
A empresa pública de tabaco e bebidas alcoólicas de Taiwan concordou em comprar o rum. O licor foi recarregado em outro navio e enviado para Taiwan. As garrafas de rum foram apresentadas para a mídia no sábado (22).
Os rótulos foram impressos em caracteres chineses simplificados para o mercado chinês, mas serão substituídos por aqueles com os caracteres utilizados em Taiwan.
Os importadores planejam começar a vender o rum até as férias do Ano Novo chinês.
As autoridades taiwanesas dizem que existem pelo menos 120 contêineres de carga que as autoridades chinesas recusaram o desembaraço. Taiwan planeja comprar toda a carga dentro dos contêineres, incluindo o rum.
No início deste mês, o presidente lituano, Gitanas Nauseda, disse que foi um erro permitir a abertura de um escritório de representação sob o nome de “Taiwan”, indicando diferenças de opinião dentro de sua administração.
Taiwan se comprometeu a criar um programa de 1 bilhão de dólares para financiar projetos de empresas lituanas e taiwanesas, com o objetivo de fortalecer os laços entre os países.
- Partidos da Alemanha fazem último apelo antes das eleições gerais - 24 de fevereiro de 2025 3:05 am
- EUA propõem resolução da ONU sobre a guerra na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 2:59 am
- Milícia étnica de Mianmar invade centro de fraudes transnacional - 24 de fevereiro de 2025 2:46 am